Oeiras viveu um momento inesquecível no dia 8 de Setembro, com o evento Oeiras Equestre 2024.
Foi um dia repleto de entusiasmo e alegria, que marcou o início do mês de Setembro de uma forma especial. A quinta de recreio e os jardins do palácio de Marquês de Pombal acolheram todos os presentes para celebrar a tradição equestre.
Este evento organizado pelo CCD477 Oeiras com parceria da Associação Equestre de Porto Salvo, teve o apoio técnico do clube de Atrelagem do Zambujeiro e contou com o apoio financeiro do Município de Oeiras e patrocínio de empresas de região, nomeadamente:
- Vinhos Quinta da Lapa
- Keep Calm Soluções de Construção Lda
- Mário Jordão Construções Lda
- Entre Máquinas
- António Filipe Teodósio & Cª Lda
- Companhia de Seguros Mediall Tagus
O Oeiras Equestre dirigiu-se ao público em geral, mas teve na sua essência o objetivo de desafiar os associados do CCD a partilharem um dia em comunhão com a natureza, usufruindo de um cenário ímpar que nos é disponibilizado pela Quinta de Recreio do Marquês de Pombal com todo o seu património e um contato direto com o Cavalo numa das atividades equestres a qual foi designada por “Exibição de Carros de Cavalos Tradicionais”.
O presidente da CMO Dr. Isaltino Morais, participou neste evento familiar reforçando o compromisso do Município com a valorização da tradição equestre e a promoção de iniciativas culturais que envolvem a comunidade.
O Oeiras Equestre teve a honra de contar com a presença de Lili Caneças e António Leal e Silva, dois ícones da elegância, da simpatia e do bom gosto. Sua participação trouxe um toque especial ao evento, inspirando a todos com o seu estilo vibrante e a sua natureza acolhedora. A influência positiva destes embaixadores elevou ainda mais o patamar do nosso evento pelo facto de se prestarem a apadrinhar este certame.
Para além das atividades equestres e porque da tradição se faz a festa, tivemos a participação de:
- Rancho Folclórico “Os Rancheiros de Vila Fria”
- Rancho Folclórico Flores da Beira – Casal da Choca”
- Grupo de Folclore “As Macanitas de Tercena”
- Grupo de Canto e Dança do CCD477 Oeiras
- Grupo Coral e Instrumental “Norte e Sul”
Considerando que certames deste género por toda a Europa se fazem complementar por uma atividade familiar e de amigos hoje em desuso, ou seja o Piquenique, entendeu o CCD lançar o desafio aos seus associados para aderirem a essa iniciativa, facultando-se as condições básicas para o efeito. Diga-se em abono da verdade que houve adesão de grande qualidade ao desafio lançado, aguardando-se num próximo certame uma adesão coerente aos prémios que a organização ofereceu.
O evento reuniu entusiastas da arte equestre e da magia do cavalo.
Os cavalos foram os verdadeiros protagonistas e a exibição de carros de cavalos tradicionais foi um dos pontos altos do dia, onde a cultura, a tradição, o lazer e o bem estar animal se uniram.